MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

NINGUÉM FALOU QUE SERIA FÁCIL



Foto: Renato Mangolin
Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, às 20h, o TEATRO DO BOI recebe o espetáculo NINGUÉM FALOU QUE SERIA FÁCIL, do grupo Foguetes Maravilha, do Rio de Janeiro. O projeto tem patrocínio da PETROBRÁS e tem produção local da VR PRODUÇÕES em parceria com o GRUPO DE TEATRO BURITI. A entrada é gratuita. Maiores informações com Vitorino Rodrigues, através dos fones 86 8822-6146 / 9402-5949 / 9917-3647.


 A cada dia de apresentação do espetáculo haverá uma conversa do diretor com o público, sobre a preparação para vivência da peça e, após o espetáculo nos dias 27 e 28 haverá debate com os artistas, aprofundando as questões despertadas.

No dia 28 (terça-feira), das 10 às 13h, haverá um workshop promovido pelo grupo tendo clientela atores, diretores e interessados, que também versará sobre as vivências do grupo para a preparação do espetáculo.



Em cena, uma discussão de casal inicia um vertiginoso jogo de troca de papéis. Um homem se torna pai, mas não quer deixar o colo da mãe, uma filha argumenta racionalmente sobre as razões para não largar a chupeta, irmãos disputam comida, espaço e carinho. Recriando os embates violentos e delicados que nos acompanham desde o pátio do jardim de infância, Ninguém falou que seria fácil traz as relações familiares para o centro da arena.


Foto: Renato Mangolin
A peça mistura o cotidiano e o inusitado em uma estrutura fragmentada que inclui filmes franceses dos anos 70, dança contemporânea, dramas familiares, exercícios metalinguísticos e fábulas para crianças. Felipe Rocha, Renato Linhares e Stella Rabello dão forma a uma trama escrita quase aos olhos da plateia, desvendando a dramaturgia em cena. Entre as marcas da narrativa de Ninguém falou que seria fácil estão o humor, a ironia, os jogos de linguagem e as brincadeiras anárquicas de desconstrução e reconstrução das convenções teatrais. Um humor situado entre os Trapalhões e o grupo Monty Phyton; referências a um pop nostálgico, que vai de Jean-Paul Belmondo a filmes B de ficção científica, tudo marcado por um desejo de liberdade narrativa. A exploração de novas formas de estar em cena, mais a cumplicidade fluida do trio de atores resulta em um espetáculo vigoroso, de humor perturbador e energia contagiante.



Foto: Dalton Valerio
O espetáculo estreou em abril de 2011 no Teatro Municipal Maria Clara Machado, na cidade do Rio de Janeiro, recebendo elogios de críticos como Bárbara Heliodora: “É mais do que gratificante assistir a uma peça original, inteligente, com conteúdo e divertida, de um jovem autor nacional; ‘Ninguém falou que seria fácil’, de Felipe Rocha, é tudo isso. Toda uma série de episódios, que nascem de forma aparentemente aleatória, mas na verdade estão controlados por mão forte, apresenta variados aspectos de comunicação humana, principalmente dentro do quadro familiar. Cada segmento, é preciso dizer, tem sua própria dinâmica, seu próprio e vivíssimo diálogo, tudo isso interpretado por um elenco de três atores que mudam de personagem e funcionalidade, compondo um todo coeso, que transmite o que o autor dizer. É um momento privilegiado de teatro e razão para comemorações quando se fala da nova dramaturgia brasileira”.



Foto: Dalton Valerio
Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014





ELENCO E DIREÇÃO



Alex Cassal (diretor), nasceu em Porto Alegre em 1967 e trabalhou nos anos 80 e 90 com grupos gaúchos como Ói Nóis Aqui Traveiz e Alcatéia. No Rio de Janeiro desde 1996, trabalha com artistas da cena contemporânea carioca como Dani Lima, Enrique Diaz, Alice Ripoll e Gustavo Ciríaco. Dirigiu, com Felipe Rocha, o espetáculo “Ele precisa começar”, há dois anos circulando por inúmeras cidades brasileiras e “Ninguém falou que seria fácil”. Desde 2009, vem colaborando com o coletivo português Mundo Perfeito em projetos como Estúdios, Cartões de Visita e Hotel Lutécia. Em 2008, fez parte do Programa de Residências Artísticas para Criadores de Iberoamérica no México, criando um espetáculo com artistas latino-americanos. Foi selecionado pelo Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007 com dois projetos: a coreografia “Gêmeos” e o vídeo “Jornada ao umbigo do mundo”, já exibido em festivais em países como Uruguai, Argentina, EUA, México, Alemanha, Grécia, Espanha, Croácia, Itália, China e Japão.



Felipe Rocha (co-diretor, autor e ator), nascido em Paris em 1972, faz teatro desde 1986 e formou-se em Artes Cênicas pela UniRio. Trabalhou como ator com a Intrépida Trupe e com os diretores Amir Haddad, Aderbal Freire-Filho, Antonio Abujamra, Christiane Jatahy, Domingos Oliveira, João Falcão e Moacir Chaves, entre outros. Com o diretor Enrique Diaz, montou as peças “Gaivota”, “Ensaio.Hamlet”, “Notícias Cariocas”, “Não Olhe Agora” e “Otro”, apresentando-se em festivais na França, Rússia, EUA, Argentina, Canadá, Espanha, Portugal, Bélgica e Japão. É membro do Coletivo Improviso, dirigido por Enrique Diaz. Em 2008, escreveu e co-dirigiu o monólogo “Ele precisa começar”, com o qual vem se apresentando em inúmeras cidades brasileiras. Em 2009, participou do Projeto Estúdios, em Lisboa, ao lado do artista português Tiago Rodrigues.



Renato Linhares (ator), já trabalhou com grupos como Cia dos Atores, Teatro Armazém, Intrépida Trupe e com diretores como Cristina Moura, Pedro Brício e Antônio Gilberto. É integrante do Coletivo Improviso, dirigido por Enrique Diaz e Mariana Lima.



Stella Rabello (atriz), já fez parte do Teatro Armazém e da Cia Ensaio Aberto, de Luiz Fernando Lobo. Também atuou em espetáculos de diretores como Christiane Jatahy, Charles Möeller, Cláudio Botelho, Marcelo Saback, Eduardo Martini e Miguel Falabella.



FICHA TÉCNICA



Texto: Felipe Rocha | Direção: Alex Cassal / co-direção Felipe Rocha | Elenco: Felipe Rocha, Renato Linhares e Stella Rabello | Iluminação: Tomás Ribas | Cenário: Aurora dos Campos | Direção Musical: Rodrigo Marçal | Figurinos: Antônio Medeiros | Assistência de direção: Ignacio Aldunate | Direção de movimento: Alice Ripoll | Direção de produção: Tatiana Garcias | Produção Executiva: Náshara Silveira | Realização: Grupo Foguetes Maravilha | Website: www.ninguemfalouqueseriafacil.wordpress.com

Fonte: O GRUPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário