MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

quinta-feira, 11 de julho de 2013

POEMAS PARA CHÊ: GUERRILHEIRO DE FUZIS E VERSOS

Nos dias 16 e 17 de julho, no Teatro do Boi (20h) e Theatro 4 de Setembro (21h) respectivamente, companhia de teatro de São Luís traz à cena teresinense a instigante história do guerrilheiro de fuzis e versos: Che Guevara.
 
O espetáculo “Poemas para Chê” surge da inquietação do Diretor Charles Melo em reunir um elenco para que além da poesia pudesse levar pra cena o teatro, as pessoas e os fatos no momento da morte de Che Guevara na Bolívia e contar a história do homem que de um lado levava um fuzil e do outro um caderno cheio de poemas. Na representação poética do texto, o espetáculo apresenta o outro lado de um “guerrilheiro” que lutou pela igualdade e a paz por onde passou. Nos interessa aqui contar uma história de uma pessoa que deu sua vida por aquilo que acreditava, e que acreditava na força motriz da poesia, em um universo em que poucos sabiam ler. Seu amor, sua luta, suas contradições e decepções, sua vida e sua morte, que como diz Ferreira Gullar “transforma um morto em multidão”. As biografias e os diários nos aproximam do homem real, aquele do “Hay que endurecer” e o desenho do espetáculo já vai se definindo como a própria figura de Che nos últimos dias; de um lado os poemas do outro sua história de fuzis. O Diário da Bolívia serviu de base para a construção de cenas que contam seus últimos dias. Sua história contada por D. Pedro Casaldáliga será a matéria-prima de um narrador e esses dois elementos do “real” são intercalados dos poemas da “ternura”. E o que parece contraditório se coaduna perfeitamente nessa figura carismática.

Ficha Técnica: Textos, traduções e direção: Charles Melo
Com: Domingos Tourinho, Lúcia Gato, Raimundo Reis, Berg Martins, Thaylon Diniz, Marlucie Emily, Roberto Fróes, Natan Campos, Ezequias Santos, Luciano Garcia.

Onde: Teatro do Boi (16/07 – 20h) e Theatro 4 de Setembro (17/07 – 21h)
Preço: R$ 20,00 e meia R$ 10,00

Maiores informações: Júnior Marks - fones 86.8808-0115 / 86.9983-2052



Nenhum comentário:

Postar um comentário