MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

domingo, 24 de março de 2013

CASA NOTURNA - QUE VENHA A PRIMEIRA PEDRA!




O que será que passa pela cabeça de garotos e garotos da noite, dançarinos de uma casa noturna? Que relação estabelecem entre si e com a dona do estabelecimento? Que sentimentos nutrem? São felizes com a vida que levam? Que sonhos alimentam? São bandidos, são vítimas, são indiferentes? Eis algumas das questões que dão sustentação à dramaturgia do espetáculo de teatro dança CASA NOTURNA, montagem do Grupo de Teatro e Dança All Street Songs, sob a direção e concepção coreográfica de Márcio Felipe Gomes e Laura Alexandre, que também integram o elenco, junto com Raira Monteiro, Tamires Teles, Antoniel Novais, John Wizzy e Vitorino Rodrigues. O espetáculo, que  foi apresentado no dia 19 de abril, no Theatro 4 de Setembro, será apresentado dia 25 de abril no SESC CAXIAS na programação da I Mostra de Teatro do SESC e está na programação do Festival de Inverno de Pedro II.



A montagem não tem a pretensão de responder às questões suporte da construção da dramaturgia do espetáculo, até porque nós seres humanos somos mais complexos que respostas prontas que podem ser armazenadas numa prateleira, etiquetados e tabelados como se a vida não fosse um vendaval contínuo espalhando e misturando emoções, sentimentos, vaidades, desejos. De fato o espetáculo propõe uma reflexão sobre o ser humano, seus desejos incompreendidos,  seus conflitos que não cabem no senso comum de uma sociedade que tenta oprimir o outro ao que se estabelece como padrão de bem estar, de viver bem, de comportamento.

Não estamos aqui para defender a luxúria, levantar bandeira em favor de garotos e garotas de programa, mas constatar a sua existência e semear a reflexão sobre os diversos "existires" neste mundo e que, como diz Caetano Veloso, "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é". Em todos os espaços sociais e profissionais há pessoas felizes com o que fazem e outros tantos se prostituindo por um salário pois não gostam do que fazem e muitas vezes estão ali apenas por incompetência ou até mesmo falta de oportunidade, mas de qualquer forma pela mediocridade de não serem fortes o suficiente para construírem o seu espaço.

A ideia de montar o espetáculo CASA NOTURNA surge desta reflexão e também porque infelizmente muitas pessoas ainda pensam que o artista, especialmente os do teatro e da dança, são  vulneráveis, promíscuos, sem pudor na pior acepção que esta expressão pode assumir - no entanto são estas mesmas pessoas que mantém estas casas noturnas se refestelando, alimentando seus "desejos sombrios", suas fantasias. Neste sentido o espetáculo também fala da hipocrisia social e vem com a legenda: EIS A TUA OUTRA FACE!


O  GRUPO


O grupo surgiu na região do Grande Dirceu e completou  em janeiro próximo passado  três anos de exercício na arte da dança de rua. Inicialmente apresentando-se apenas no Grande Dirceu hoje o grupo desponta como a grande revelação da dança no estado. Hoje o ALL STREET SONGS é convidado para apresentações em faculdades, projetos da Fundação Municipal Monsenhor Chaves e escolas, mostras de dança realizadas pelo SESC, além de participar de importantes festivais de dança  na capital, no interior do estado e em outros estados do país.


FESTIVAIS / EVENTOS / PREMIAÇÕES

Ø      2012 - I Festival de Arte e Cultura da Juventude – Realização da Secretaria Municipal da Juventude – Teresina/Pi (Primeiro Lugar – Categoria Dança);
Ø      2012 - Festival Internacional de Dança Casa Aberta em Salvador – Ba; 
Ø      2012 - II Virada Cultural  da Organização Ponto de Equilíbrio (OPEQ) – Teresina / Pi – (premiado em segundo lugar);
Ø      2011 - XV Festival de Dança de Teresina; II Festival de Dança Elineuza Ramos -  Floriano /Pi (Premiado em segundo lugar);
Ø      2011 – Projeto “Arte Itinerante” – Ponte Estaiada e Encontro dos Rios – Fundação Municipal Monsenhor Chaves – Teresina /Pi.







Nenhum comentário:

Postar um comentário