MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

domingo, 27 de outubro de 2013

17 MINUTOS E SOL SANGUÍNEO: POESIA EM PROSA E VERSO

Dias 19 e 20 de novembro o Teatro Municipal João Paulo II recebe os premiados 17 MINUTOS ANTES DE VOCÊ  e SOL SANGUÍNEO, às 20h. Ingressos a R$5,00 (meia) e R$10,00 (inteira).
Mais informações através dos fones 86 8822-6146 / 9402-5949 / 9917-3647.




17 MINUTOS ANTES DE VOCÊ leva à cena um casal da terceira idade em sua vida cotidiana: os remédios, a novela do rádio, as ranzizices e manias, a espera, o silêncio. Através de uma dramaturgia que privilegia o movimento, o gesto, o olhar, os personagens criam uma atmosfera de comicidade,  poesia, de saudade.

O elenco é formado por Vitorino Rodrigues e Júnior Marks. A direção é assinada por Eraldo Maia e co-direção de Elielson Pacheco. A operação de som é de Giselle Morais e a operação de luz é de Cairo Bruno.

A montagem estreou em 2007 e vem conquistando reconhecimento do público e da crítica. São 7 (sete) prêmios: MELHOR MAQUIAGEM (III Mostra Teatral EU SOU DAQUI, 2009, Floriano - Piauí); MELHOR ATOR (Vitorino Rodrigues e Júnior Marks), MELHOR DIREÇÃO, MELHOR TEXTO ORIGINAL, MELHOR ESPETÁCULO (I Festival de Teatro de Horizonte - Ce); MELHOR ESPETÁCULO, MELHOR SONOPLASTIA (Troféu Melhores do Teatro Piauiense  - 2012).

O espetáculo recebeu ainda as indicações para Melhor Ator (Vitorino Rodrigues e Júnior Marks - Troféu Melhores do Teatro Piauiense - 2012); Apresentou-se,  a convite , da noite de entrega do TROFÉU MELHORES DO TEATRO MARANHENSE, promovido pelo SATED-MA).

A montagem participou ainda do Festival de Teatro de Curitiba - Mostra Fringe (2011) e da VIII Semana do Teatro no Maranhão (2013).

SOL SANGUÍNEO

Sol Sanguíneo é montado a partir do livro de poesias homônimo de Salgado Maranhão, sob a direção de Maneco Nascimento e atuação de Vitorino Rodrigues. A luz e contrarregragem é operacionalizada por Tiago Borges e a operação de som fica por conta de Gabriel Silva.

A dramaturgia desenha o percurso de um andarilho pelas estações HOMEM, TERRA, IDENTIDADE, MEMÓRIA e HISTÓRIA  reverberando dores, marcas de abandono, dos açoites incrustadas na pele, utilizando como matéria prima da cena  fogo, barro, água.

 O espetáculo estreou em 2010. Embora tenha como matéria prima a poesia - elemento não palpável aos olhos e ouvidos do grande público, o espetáculo tem conquistado o público pela força das imagens, das palavras, das emoções suscitadas pelo conjunto cênico: interpretação, figurino, iluminação, sonoplastia.

A montagem neste percurso conquistou os prêmios de MELHOR CENÁRIO E MELHOR ILUMINAÇÃO (I Festival de Monólogos de Laranjeiras-Se, 2011); MELHOR DIREÇÃO (3º Festival de Nacional de Teatro de Floriano- Pi), além das indicações de Melhor Figurino (I Festival de Monólogos de Laranjeiras-Se); Indicações de Melhor Ator, Melhor Figurino e Melhor Sonoplastia (XX Concurso de Monólogos Ana Maria Rego - 2013); Indicações de Melhor, Ator, Melhor Espetáculo (3º Festival Nacional de Teatro de Floriano - Pi).

O espetáculo participou ainda do Festival de Teatro de Curitiba - Mostra Fringe (2012)  e da 7ª Feira do Livro de São Luís - FELIS (2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário