MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

sábado, 22 de fevereiro de 2014

WORKSHOP INTENSIVO DE PALHAÇO - 21 e 22 DE MARÇO NO TEATRO DO BOI

Nos dias 21 de março, sexta-feira ( 14 às 18h) e 22 de março, sábado (8 às 12h), o Palhaço Pipino, diretamente de Brasília, capital do país, chega a Teresina com uma bagagem cheia de gagues, truques, brincadeiras para apimentar o picadeiro local. O Palhaço ministrará WORKSHOP INTENSIVO DE PALHAÇO, no Teatro do Boi. E nos dias 23 e 24, às 17h, o público de todas as idades pode conferir a desenvoltura cênica deste palhaço no espetáculo PRA SUBIR NA VIDA.

O investimento para participação da oficina é R$40,00 (quarenta reais) e você fará cadastro de reserva - NOME COMPLETO, NOME ARTÍSTICO, TELEFONE, EMAIL- deixando esses dados in box no facebook de VITORINO RODRIGUES.  A quitação do investimento será feita em data e horários a serem combinados.

Maiores informações, através dos telefones 86 8822-6146 / 9402-5949 / 9917-3647 / 8168-5444
Produção local: VR PRODUÇÕES.


Oficina de Palhaço
Guilherme Pipino
 
Carga horária: 8h
Público alvo: Atores, atrizes, palhaços(as), e estudantes interessados na linguagem cênica do universo da palhaçaria.
Release

A oficina de Palhaço é direcionada para o desenvolvimento da comicidade dos alunos através de jogos teatrais e circenses para desenvolver o pensamento cômico e a sinceridade na presença cênica. A oficina tem o objetivo de desenvolver a comicidade através do uso de jogos cômicos tradicionais que visam trabalhar a prontidão, o olhar, a sinceridade e a relação com adereços e objetos cênicos, com seus parceiros e com o público. A intenção é exercitar a prontidão para o improviso e realizar montagem de números de palhaço tradicionais de circo.

Justificativa

A necessidade de observar e viver a vida com bom humor é evidente em todos os âmbitos. Enxergar o lado cômico das situações cotidianas e até desenvolver cenas que criam outro olhar da realidade é uma capacidade importante para o artista.
Metodologia

▪ Jogos teatrais para desenvolver a formação do grupo, desinibição, atenção, coordenação motora, pensamento cômico.
▪ Estudo e prática da dramaturgia de ações e piadas.
▪ Trabalho com Guagues físicas – tapas, uso cômico de chapéus e demais objetos.
▪ “Filosofia” do palhaço (Engolir os problemas, transformar o erro em acerto, etc)
▪ Estudo dos procedimentos de comicidade (exagero, repetição, etc)
▪ Análises de Filmes de palhaços
▪ Desenvolvimento da prontidão para o improviso
▪ Divisão da turma para montagem e ensaio de números de palhaços tradicionais de
circo
▪ Apresentações dos números para os demais grupos da própria turma

Currículo resumido
Guilherme Carvalho  - Palhaço Pipino

Ator, Diretor, Dramaturgo, Bonequeiro e Palhaço. Graduado Bacharel em Artes Cênicas e pósgraduado com Mestrado em Arte pela Universidade de Brasília (UnB), cursou várias oficinas de palhaço com, por exemplo, Leris Colombaioni e Chacovachi. Teve formação com o grupo Doutores da Alegria pelo projeto “Palhaços em Rede”. Como Palhaço Pipino, desde 2002 apresenta o espetáculo Prá Subir na Vida!” que ganhou o primeiro lugar no “SESC Esquete Show” em maio de 2003. Apresentou nos circos “Le Cirque” e “Bolshoi”. Participou do “Encontro Internacional de Palhaços de Hospital” e do “VII Festival Internacional de Títeres” em Quito, Equador; do encontro “Segundo Encuentro Inter‐Escénico” em Mérida, no México; do “SESC Fest Clown – Festival Internacional de Palhaços” e da “Mostra Zezito de Circo”, entre outras mostras e festivais. É um dos fundadores do Laboratório de Teatro de Formas Animadas do Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes da UnB, e do Grupo Pirilampo – Teatro de bonecos, palhaços e atores. Além de ser professor da grade de Ensino a Distância – EaD da UnB, na área de arte e tecnologia, também realiza oficinas, montagens, ministra palestras e cursos sobre bonecos, palhaços e artes cênicas com novas mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário