MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

GELEIA GERAL NO ARTES DE MARÇO

E a cidade se prepara para mais uma edição do ARTES DE MARÇO, um realização do Teresina Shopping, e que este ano homenageia a TROPICÁLIA  e o artista multmídia TORQUATO NETO. Shows, espetáculos de dança e de teatro, exposições, confira aqui a programação completa e agende-se para reviver um dos mais importantes movimentos culturais do país, e que teve como um dos organizadores um piauiense de mão cheia, ícone da cultura nacional- O anjo torto Torquato Neto.


E dentre as atrações, a Companhia A.S.S. de Dança e Teatro se apresentará dia 19 de março, 20h, com o espetáculo GELEIA GERAL.



SINOPSE
Um grupo de jovens decide fazer um trabalho acadêmico sobre cultura e contracultura  e  propõem como matéria de seu trabalho  a Tropicália e sua influência na cultura Brasileira. Utilizando-se de metalinguagem, o grupo resolve fazer uma performance multimídia em que mistura vida e obra de Torquato Neto, um dos grandes ícones do Tropicalismo, expresso em diversas linguagens como o teatro, a dança, a música, as artes plásticas, o cinema, a televisão.

RELEASE
O projeto GELEIA GERAL propõe – no ano em que Torquato Neto completaria 70 anos de idade –   uma revisitação de sua obra e a presença deste grande artista multimídia, ícone da cultura nacional de expressão piauiense, na articulação do movimento tropicalista.
 A dramaturgia contextualiza um grupo de jovens que diante de um trabalho acadêmico sobre cultura e contracultura  decide mergulhar fundo na obra de Torquato  Neto e traduzi-la em uma performance multimídia, misturando a música, as artes plásticas, a poesia,  a dança, o teatro. Todos estes elementos e linguagens artísticas dialogarão na composição cênica de forma interativa, num grande caldeirão antropofágico.
O figurino, o cenário, a iluminação concorrerão para compor uma visão plural, ampla e irrestrita do que foi, do que é a presença deste grande artista na sociedade contemporânea.
O jovem protagonista do espetáculo é personagem de ficção, no entanto presta uma homenagem – assim na ficção como na vida – ao grande artista piauiense Torquato Neto, sendo homônimo do artista piauiense sob influência do pai, fã incondicional do Anjo Torto. Nesta convivência diária com o artista através do pai,  o jovem -  idealista, revolucionário, street dancer -  acaba incorporando valores, levantando bandeiras ao estilo do ídolo.
Torquato Neto é um ser instigante, intrigante e por isso mesmo cheio de nuances artísticas a serem descobertas. Dono de um discurso poético extremamente elaborado e complexo, muitas vezes incompreendido, este artista multimídia figura ainda como um grande enigma.
Engajado sem ser panfletário, dono de uma elaboração poética de alto nível, de um estado de ser introspectivo ao mesmo tempo que apresenta um eu lírico poético visceral, Torquato Neto ainda hoje é um caminho a ser percorrido, um desafio a ser encarado,  o  que tem despertado o interesse de críticos literários e suas teses de pós graduação, diretores e atores de teatro e dança – todos dentro de suas linguagens e discursos de expressão buscam sob seu olhar filtrar um pouco do que representa este grande artista para a cultura nacional.
Neste percurso estético, o projeto GELEIA GERAL traz à cena um jovem Torquato – idealista, revolucionário – que se impõe numa sociedade que dita normas, padroniza comportamentos, determina objetos de consumo, impõe o pensar o  ser o estar e o agir das pessoas. 

FICHA TÉCNICA
ESPETÁCULO: GELEIA GERAL
DRAMATURGIA E DIRECÃO: VITORINO RODRIGUES
MONTAGEM: COMPANHIA A.S.S. DE DANÇA E TEATRO
ELENCO: MÁRCIO FELIPE GOMES, LAURA ALEXANDRE, ANTONIEL NOVAIS, RAIRA MONTEIRO, MICHAEL DOUGLAS, KELLY MAGNA E VITORINO RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário