MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

MARATONA TEATRAL DE FÉRIAS

domingo, 14 de abril de 2013

MARATONA TEATRAL VR PRODUÇÕES: ESPETÁCULOS POÉTICOS, DE HUMOR E INFANTO-JUVNEIL PARA TODOS OS PÚBLICOS



Em março próximo passado a VR PRODUÇÕES arregaçou as mangas e partiu para o corpo a corpo na sua luta diária de fortalecer ações teatrais na cidade realizando uma temporada cênica que reuniu espetáculos poéticos, comédia e infanto-juvenil. E o público se fez presente no TEATRO DO BOI, prestigiando o evento. E para reforçar esta ação, Preocupados em divulgar o teatro na nossa cidade nós da VR PRODUÇÕES agendamos mais uma temporada com espetáculos referência de público e critica na região do Grande Dirceu e repete a temporada no Teatro  Municipal João Paulo II, no período de 23 a 26 de maio.

A Maratona Teatral é um projeto de ação coletiva, que envolve os grupos Indigentes de Teatro, Truá Cia de Espetáculos, Proposta de Teatro e o Grupo All Street Songs e que tem como foco a diversidade de linguagens cênicas e na ideia de temporada. Embora se trate de espetáculos diferentes, mas a produção é a mesma e com isso os custos de produção reduzem substancialmente, tendo em vista que o foco são os estudantes e na mesma escola encontramos públicos para todas as produções contempladas na temporada. Desta maneira, enquanto produtor, podemos alcançar diferentes perfis de plateia e concentrar esforços numa única ação de produção. O bom nisso é que o público que já conhece algum dos trabalhos em pauta, acaba pensando: "Esta peça eu já assisti. Desta vez vou ver espetáculo X." Desta forma as pessoas em geral começam a ter uma ideia de repertório de nossas produções, e se agenda de acordo com sua disponibilidade e a data das montagens que ainda não assistiu.

23 de maio – 20h, toda a força da palavra de Salgado Maranhão no monólogo SOL SANGUÍNEO, com interpretação de Vitorino Rodrigues, sob a direção de Maneco Nascimento. A montagem é do Grupo Indigentes de Teatro. A apresentação será às 20h. No roteiro dramatúrgico, uma mulher contadora de histórias senta-se à beira da cena e tece sua renda de vivências, silêncios, agruras até mimetizar-se em homem que insurge da rua, do mundo contemporâneo para reverberar dores, angústias, saudades, revoltas a um mundo de injustiças, discriminação, preconceito, subjugação. A luz marca a travessia destas criaturas pelas veredas da cena contemporânea, o barro impregna de vida a memória incrustada na pele; a sonoplastia aguça a memória feito eco a reescrever os mesmos passos, as mesmas dores, os mesmos silêncios como numa rota que não tem começo nem fim, é seguir contínuo pelos mesmos caminhos, passando pelas mesmas paragens. "Eu vi e adorei a belíssima encenação do meu livro. Sucessão na nova temporada são os meus votos. Grande abraço", comenta Salgado Maranhão, autor do texto.

24 de maio – 20h vamos brindar o público com a emocionante história de amor de Cândida Jéssica e Antonio Maria na comédia 17 MINUTOS ANTES DE VOCÊ, com Vitorino Rodrigues e Júnior Marks, sob direção de Eraldo Maia. A montagem é da Truá Cia de Espetáculos e traz à cena um casal de idosos na sua labuta diária, sua novela, seus remédios. O espetáculo já foi premiado na III Mostra Teatral Eu Sou Daqui (Floriano - Pi), I Festival de Teatro de Horizonte-Ce, além de participar do Festival de Teatro de Curitiba. A apresentação será às 20h. "O espetáculo teatral “17 Minutos Antes de Você” (...) , há bastante tempo em cartaz, revela uma das facetas mais comuns do teatro, e por isso mesmo interessante, ou seja, quanto mais afinada uma proposta mais ela se ajusta e cresce durante seu percurso. Foi isso que percebemos em 17 Minutos.", conta Aci Campelo - Dramaturgo piauiense.

25 de maio – 20h a irreverência entra em cena com a comédia UM BRASILEIRO NO CÉU, do Grupo Proposta de Teatro. Um humilde brasileiro morre e chegando ao céu São Pedro está de férias e o anjo porteiro substituto fará todas as manobras para impedir a entrada do brasileiro. No elenco Júnior Marks e Vitorino Rodrigues, sob a direção de Roger Ribeiro. O espetáculo já contabiliza mais de 200 apresentações, em 8 anos de longa jornada de apresentações. A apresentação será às 20h.

26 de maio – sessões às 10 e às 18h - Para fechar a temporada, o palco do Teatro Municipal João Paulo II receberá a estréia oficial do espetáculo infanto-juvenil BOA NOITE CINDERELA,uma montagem da Truá Cia de Espetáculos em co-produção com o Grupo de Teatro e Dança All Street Songs , com texto e direção de Vitorino Rodrigues. 

A montagem atualiza a história para o fictício Reino de Opala, lugar onde mora Cinderela, sua madrasta (Eufrásia) e as filhas da madrasta (Eulinda e Eudócia) e o amigo imaginário de Cinderela – Gorro – com quem a borralheira divide seus momentos de solidão. A dramaturgia do espetáculo utiliza como fio condutor o ritmo dos desenhos animados e das brincadeiras infantis dinamizando a cena, tornando-a lúdica e também bastante cômica. O elenco é formado por Laura Alexandre, Raira Monteiro, Márcio Felipe, Antoniel Novais, Vitorino Rodrigues e Michael Douglas 

Os ingressos para a temporada serão vendidos no CENTRO MUSICAL da Av. Joaquim Nelson (Dirceu) e BANCA DO JOEL DA PRAÇA PEDRO II a R$5,00 (meia) e R$10,00 (inteira). Mais informações, pelos fones 86 8821-6146 / 9402-5949 / 9917-3647; e email: vitorinorodrigues@yahoo.com.br; blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário